quarta-feira, 31 de outubro de 2007

II Seminário Temático do PDE

Nós professoras PDE,estivemos no II SEMINÁRIO TEMÁTICO PDE, que aconteceu em Maringá, nos dias 29 e 30 de outubro de 2007.


As palestras envolveram as tecnologias como tema e vão relacionadas a seguir:


"Tecnologias Educacionais Frente aos Atuais Desafios", professora Maria Luisa Furlan Costa da UEM;


"Ciência, Conhecimento Escolar e suas Relações", professor Carlos Eduardo Stange da UNICENTRO;


"Educação, Mídia, Ideologia e seus embates", professora Lizia Nagel da CESUMAR.








Ao final a equipe do PDE da SEED deu algumas orientações gerais sobre Material Didático, Grupo de Trabalho em Rede, MOODLE e SACIR.




Confiram as fotos!
















sábado, 27 de outubro de 2007

Inclusão Digital nas Escolas Públicas


A Tecnologia na Educação em escolas públicas apresentada e utilizada de forma crítica como recurso que possibilita aprendizagem, inclusão digital e social tem sido o trilhar, desde 1998, através das experiências vivenciadas com alunos, professores e multiplicadores. Os professores Eziquiel Menta e Gílian Cristina Barros através de registros e pesquisas no ciberespaço a partir de 2001, vêm tornando este caminhar . O Portal EscolaBR disponibliza ferramentas e softwares gratuitos para professores e alunos através de projetos educativos realizados ou não no ciberespaço.
Hospeda páginas de projetos educacionais, na medida do possível, de forma gratuíta. - Oportuniza através de espaço virtual um local de pesquisa, produção e aprendizagem colaborativa. Confira!

Portal





terça-feira, 23 de outubro de 2007

EPLE



Para encerrar a viagem ao EPLE com chave de ouro, todos da excursão fomos jantar em Santa Felicidade, no Restaurante Madalosso.



O restaurante possui atendimento exclusivo, com serviços que incluem, além do tradicional rodízio, vinho, refrigerante, água mineral, sorvete e música ao vivo no jantar.



Confiram as fotos!








EPLE


A excursão para o EPLE - 2007, esteve a carga da Valentim Turismo. A viagem foi excelente e ficamos hospedadas no BRISTOL AMBASSADOR HOTEL em Curitiba, localizado bem na região central da cidade.

Confiram as fotos!




XV EPLE

Aconteceu em Curitiba, nos dias 19 e 20 próximo passado, o XV EPLE – ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, com o tema: Línguas: Culturas, Diversidade, Integração.



As professores PDE, Marilda Santana, Dilmara Furlan, Regina Fonseca e Maria Aparecida de Oliveira, prestigiaram o evento na Universidade Tuiuti do Paraná - Campus Prof. Sydnei Lima Santos).



A professora Mª Mariza Riva de Almeida da UFPR, fez a abertura e deu boas vindas a todos e a primeira palestra do dia foi feita pelo Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira, da UFSC, com o tema "Desafios e contribuições da política lingüística para o plurilingüismo no Brasil."







sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Novo Módulo

Começou ontem, dia 11/10, o Módulo II do Grupo de Trabalho em Rede - GTR. Denominado de Estudos Orientados, o módulo tem carga horária de 10 horas, no qual os professores deverão ler e fazer uma análise de dois textos propostos.
Os textos para os professores de Língua Inglesa são:
  • "As Pedagogias do “Aprender a Aprender” e Algumas Ilusões da Assim Chamada Sociedade do Conhecimento", do autor Newton Duarte.
  • "Reestruturação Produtiva, Novas Qualificações e Empregabilidade", do autor Giovanni Alves.

Os professores GTR terão até 31/10 para fazer as atividades.

Teremos muito trabalho!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Curso para os professores GTR



Começa amanhã o curso para os professores do Grupo de Trabalho em Rede, os quais serão assistidos por nós professores PDE.

Nós as professoras PDE - Língua Inglesa da Universidade Estadual de Londrina, estamos trabalhando a mais de um mês para organizar o curso para nossos professores parceiros.

A maior dificuldade está na plataforma MOODLE que é nova para todas nós.

Estamos ansiosas por começar, este trabalho que começa agora e termina só em Junho de 2008, terá toda a nossa dedicação.

A relação dos participantes do GTR está disponível no link GTR, por meio de duas listas: uma relaciona os participantes em ordem alfabética do Professor da rede e a outra, em ordem alfabética do Professor PDE/tutor.


Será uma bela aventura!

Leitura crítica. Letramento como prática social. Gêreros



Olá pessoal!


Começamos no dia 24/09 um novo curso na UEL, dentro da carga horária prevista para o PDE.

O curso de Leitura crítica. Letramento como prática social. Gêneros, tem carga horária de 32 horas e está sendo ministrado pela Professora Drª Simone Reis.


Os objetivos do curso são:


  • Oportunizar aos participantes o resgate e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessários à pedagogia de leitura crítica, letramento crítico e gêneros.

  • Cotejar conceitos teóricos e transpô-los em atividades didáticas.

Se quiserem saber mais sobre o cronograma e atividades desenvolvidas, consultem nossa wiki no link: CURSO DA SIMONE REIS .